Introdução: Este trabalho é um projeto em conjunto dos membros da Iniciação Científica, “Fatores de risco associados ao retardado no processo de reparo tecidual em lesões de membros inferiores: uma análise de pacientes com diabetes, doenças venosas e arteriais”. O projeto tem como contexto a participação de discentes na área científica da temática, de forma a garantir o enriquecimento e a compreensão desse estudo. As feridas se mostram um agravamento na população suscetível, principalmente devido a fatores de risco que contribuem para modificações na integridade da pele, limitando o processo de cicatrização. Em vista disso, a execução dessa pesquisa é imprescindível para a formação de futuros profissionais no conhecimento científico, além de desde já como discente desenvolver habilidades técnicas e de análise crítica. Objetivo: Descrever a experiência dos alunos de iniciação científica no projeto. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, composto por cinco discentes de variados semestres do curso de Enfermagem, ao longo do mês de maio de 2025. As atividades do projeto consistiram na realização de reuniões semanais, em que os participantes deveriam realizar a leitura dos artigos selecionados pelo professor orientador. Para cada encontro, um dos discentes era responsável por preparar uma apresentação detalhada do artigo, abordando seus principais pontos, promovendo o desenvolvimento crítico e a atualização científica por meio de uma discussão coletiva, ao final do seminário. Além das apresentações semanais, o projeto teve como resultado a elaboração de um trabalho a respeito do tema que foi apresentado durante a XIX semana de enfermagem. Resultados parciais e Discussão: Dessa maneira, os resultados obtidos por meio do projeto evidenciam o fortalecimento do senso crítico e do conhecimento científico dos discentes, proporcionado pelas leituras orientadas, apresentações orais e discussões em grupo acerca de cada artigo, que ocorreram semanalmente. Visto que, por meio da oportunidade de aprofundar-se em um artigo específico, obteve as habilidades de análise científica, síntese, docência e troca de saberes entre estudantes de diferentes semestres. A discussão coletiva ao final de cada encontro favoreceu uma compreensão mais ampliada, dessa forma, permitindo assim um maior aprendizado acerca dos fatores de risco que afetam o reparo tecidual em lesões de membros inferiores, especialmente aqueles com diabetes, doenças venosas e arteriais. Além disso, o projeto resultou na elaboração de um trabalho acadêmico, que foi apresentado durante a XIX Semana de Enfermagem, demonstrando assim o compromisso com a pesquisa e a capacidade dos integrantes de aplicar os conhecimentos adquiridos em um evento científico. Considerações finais: Diante da experiência vivenciada e também considerando que o projeto de Iniciação Científica encontra-se em fase inicial, com poucos meses de desenvolvimento, destaca-se que foi possível afirmar que ao participar do projeto surgiu a oportunidade de elaborar uma produção acadêmica significativa, demonstrando o potencial formação na pesquisa científica, dessa maneira, sendo relevante para o crescimento acadêmico, pessoal e profissional dos membros envolvidos. A abordagem teórica associada à prática de leitura, discussão e apresentação de artigos científicos possibilitou o desenvolvimento de competências fundamentais para a formação na área da saúde, e especificamente na área da enfermagem, como o pensamento crítico, a capacidade de análise e a comunicação efetiva. Além disso, o aprofundamento na temática sobre fatores de risco no processo de reparo tecidual ampliou a compreensão dos acadêmicos sobre as investigações clínicas acerca desse tema, reforçando assim a importância da pesquisa na atuação qualificada do enfermeiro nesse contexto da assistência. Assim, o projeto se mostrou essencial não apenas para o desenvolvimento técnico-científico dos discentes, mas também como incentivo a elaborar pesquisas e o compromisso com uma prática baseada em evidências.
A II Jornada Científica do PROMIC 2025 é uma iniciativa promovida pela Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) da Unifametro, com o objetivo de fomentar a divulgação e o acompanhamento do progresso dos projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria e Iniciação Científica (PROMIC).
Este evento celebra a dedicação de alunos e professores na construção do conhecimento científico, proporcionando um espaço para o intercâmbio de ideias, a reflexão crítica e o incentivo à produção acadêmica de excelência. Por meio da apresentação de resultados parciais e finais das pesquisas, a Jornada busca não apenas estimular o aprendizado interdisciplinar e o pensamento inovador, mas também reforçar o compromisso da Unifametro com a formação integral de seus discentes.
Convidamos todos a explorar os anais deste evento, que representam um marco significativo na trajetória acadêmica e científica da instituição, evidenciando o papel transformador da pesquisa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Normas para Submissão de Resumos Simples
Os resumos a serem submetidos à II Jornada Científica do PROMIC 2025 devem ser elaborados e formatados de acordo com as seguintes diretrizes:
Título
Autores
Informações adicionais
Classificações
Corpo do Resumo
Palavras-chave
Referências
Essas normas visam padronizar os trabalhos apresentados, garantindo a qualidade e a organização dos anais da II Jornada Científica do PROMIC 2025.
Comissão Organizadora
Gabriella de Assis Wanderley
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
Comissão Científica
Antônio Adriano da Rocha Nogueira
Kauã Alexsander Gomes Carvalho
A Comissão Científica permanece à disposição pelo e-mail coopem@unifametro.edu.br e presencialmente na sala da Coordenadoria de Pesquisa e Monitoria (COOPEM) localizada no Campus Carneiro da Cunha do Centro Universitário Fametro - Unifametro.